segunda-feira, 9 de março de 2009







Nesse post eu comento uma mania que tem se tornado cada vez mais popular no cinema...ANARQUISTAS.
Se no passado os causadores do caos e da desordem eram vistos como figuras nocivas pelo espectador , hoje em dia eles se tornaram idolos.
Para entender melhor o porque de tal adoração vamos voltar para a decada de 80 (quando eu nem era vivo)...
Alan Moore , simplesmente o sujeito que criou a melhor história de super-heróis de todos os tempos(Watchmen), tinha criado outra figura que apesar de já ter se tornado popular na época do lançamento da sua história só foi se popularizar pra valer alguns anos depois com o filme da mesma : V ou Codinome V se preferir.
V era um anarquista com um firme proposito , criar uma nova ordem atravez das cinzas do governo ditatorial pelo qual a Inglaterra vivia no filme (ou quadrinho).
Assim como V , em 1999 surgia no cinema um anarquista com um plano de libertação , dessa vez não apenas do governo pelo homem mas tambem da sociedade e suas regras . Seu nome era Tyler Durden , interpretado no filme Clube Da Luta por Brad Pitt .
Tyler é antes de mais nada o grito de um homem sufocado pela sua vida e por si mesmo ( Voce vai entender o que quero dizer quando ver o filme ) , mas é tambem atravez da ótica do filme um libertador ; ele cumpre o mesmo papel de alguma experiencia de "quase-morte'' para aqueles que o cercam pois atravez dele eles repensam sua vida ( Ex : cena com o atendente de loja que quer ser veterinario ).
Agora, o mais famoso arnaquista da história do cinema surgiu no ano passado pelas mãos do (infelizmente) já falecido Heath Ledger...O Coringa.
Se voce pensava no classico inimigo do Batman como só um palhaço com florzinha que espirra ácido tenho certesa que voce se impressionou com a visão anarquica estabelecida no filme (e se voce não viu o filme só posso dizer que eu sinto pena de voce...).Diferente de V e Tyler Durden o Coringa não tem nenhum proposito libertador ou renovador , ele deseja apenas causar o caos apenas pelo prazer que isso lhe da .
Depois dessa rapida análise fica a pergunta : Por que será que os anarquistas tem exercido esse fascinio tão grande no cinema nos ultimos anos?
Antes de mais nada quero dizer que não sou anarquista e nem defendo , nem ataco completamente as teorias desses personagens , o que eu estou tentando é passar atravez desse post uma constataçao e uma duvida sobre o sucesso deles.
Antes de mais nada é preciso levar em conta o enorme carisma dos interpretes desses papeis. Hugo Weaving , Brad Pitt e Heath Ledger entragam algumas de suas melhores atuações como V , Durden e Coringa...
Seria esse o segredo do sucesso dos anarquistas no cinema , o carisma ?
Faça parte da discussão, comente !

2 comentários:

  1. 1º, comentário sério: é verdade seu post muito bem feito... nao vi clube da luta, mais V eu vi e revi e revi e é ate dificil vê-lo como 'vilão'.
    E não faço idéia da rsposta, até poderias fzer uma teoria conspiratória, mais preguiça domina-me

    2º, o comentario zuado: ahahahahah vc flndo que Watchmen é fodático... meu pai me falou exatamente isso no fim de semana... a semelhança me assusta

    ahahahahaha

    ResponderExcluir

Comente
Ou não
Isso é com vc
Eu prefiro a primeira opção